top of page

Brincadeira da montanha que ajuda a estimular o bebê a engatinhar

Atualizado: 29 de mai. de 2020

Hoje eu vou mostrar uma brincadeira super bacana, que ajuda a estimular o bebê a engatinhar. Vale já começar este post lembrando que estimular é diferente de forçar. Brincar é, comprovadamente por estudos científicos, a melhor forma de propiciar o desenvolvimento motor dos bebês.

Entretanto, é importante a gente saber que – tirando os casos em que haja uma deficiência – todos nascemos capazes de desenvolver as habilidades motoras. Basta oferecer espaço, tempo e estímulos (como a brincadeira) para que isso aconteça naturalmente.

Portanto, nada de forçar nenhum movimento que seu bebê não esteja pronto para fazer. Em geral, o bebê começa a engatinhar entre o 10º. e o 12º. mês de vida. Mas não é uma regra.

*O engatinhar pode acontecer antes, ou não acontecer nestes meses, o que não é uma anormalidade.


Alguns bebês ficam na posição de engatinhar, mas não fazem o vai-vem das pernas e braços. Outros se movimentam de diferentes formas. por exemplo, sentados.


Passar pelo obstáculo

Isto entendido, a brincadeira de Escalar a Montanha. Ela ajuda a estimular o bebê a engatinhar, porque coloca um obstáculo simples que ele precisa ultrapassar. Isso fortalece os músculos das pernas e do braço. Também incentiva o movimento de vai-vem. Daí, quando o obstáculo é retirado, engatinhar fica mais fácil.

Neste caso, o “obstáculo” podem ser as próprias pernas da mãe. Para brincar de Escalar a Montanha, você só precisa de um objeto atraente para o bebê, ou um brinquedo que ele goste.


Sente no chão, ou na cama, com as pernas estendidas. Coloque o objeto no lado oposto da sua perna, em que está o seu bebê.


Diferença de semanas

Chame a atenção do seu filho para o objeto e coloque-o de bruços. Deixe que ele tente passar por cima das suas pernas para alcançar o objeto do outro lado.

Ao iniciar a estimulação, observem que o bebê pode ter certas dificuldades, porém com o passar dos dias com a brincadeira de estimulação o bebê passa a engatinhar com mais facilidade. Uma diferença que pode ocorrer em semanas!

Por isso, sempre dizemos que o importante não é o resultado da brincadeira. Especialmente no caso dos bebês. O mais relevante é brincar e o processo desta brincadeira.


Conquista ao estimular o bebê a engatinhar

Eu sei que vai dar uma super vontade de pegar nosso bebê e colocá-lo do outro lado, junto com o objeto de interesse. Especialmente se ele começar a reclamar. Mas antes, tente incentivá-lo com palavras e palmas. Quando seu bebê conquistar esta “escalada da montanha” sozinho, a autoestima e confiança dele serão fortalecidas também, na mesma brincadeira de coordenação motora grossa (que trabalha os membros superiores e inferiores).


Por Patricia Camargo.Publicado em 13/11/2019


6 visualizações0 comentário
bottom of page